LCE recebeu alunos do ensino médio para atividade em laboratório

anhã de sexta-feira, 13 de setembro. Um grupo de estudantes do ensino médio público de Piracicaba auxilia peritos a desvendarem um crime. Atenção total no laboratório de estudos do setor de Química, do Departamento de Ciências Exatas (LCE) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). Os estudantes eram alunos da Escola Professor João Sampaio e os peritos, na verdade eram técnicos da ESALQ e pós-graduandos do Programa de Microbiologia Agrícola. A atividade simulada fez parte do programa Profissões na ESALQ, ação que recebe, toda quarta e sexta-feira, jovens que estão prestes a terminar o ensino médio e que buscam uma profissão. Muitos deles estão na ESALQ pela primeira vez. Outros, nem sabem que a Escola é pública e gratuita, além de oferecer sete cursos de graduação, bolsas de estudo, moradia, alimentação, programas de iniciação científica e estágios diversos.
 
Zequias Ferreira de Moura, 16 anos, fica atento enquanto, junto com os colegas, faz análise de resíduos para comprovar quem foi o suspeito responsável pelo crime da ficção montada pelos esalqueanos. "Eu não conhecia a ESALQ, achei muito interessante essa atividade em laboratório e conhecer os cursos oferecidos. Pretendo prestar vestibular para Engenharia Florestal”.
 
Segundo a professora de Língua Portuguesa que acompanhou o grupo, na escola de origem os alunos não tem acesso à laboratório de ensino. “É fundamental conhecerem outras perspectivas de vida, saberem que podem estudar em uma universidade pública na cidade deles. Eles moram em uma região carente, com falta de opções de cultura, lazer, enfim, oportunidades como essa são muito ricas e vejo que eles estão adorando”, comentou Glaucia Médici, chamando atenção para o fato dos estudantes permanecerem concentrados durante a atividade. “Temos problemas de disciplina com essa turma, mas aqui, com essa integração, gostei de ver o empenho deles”.
 
Outra estudante que se empolgou ao desvendar o “crime” foi Carina Bueno, 17 anos. “Fazer uma um experimento em laboratório era meu sonho. Além disso, conhecer a ESALQ me ajudou na escolha da minha profissão. Vou fazer vestibular para Ciências dos Alimentos”.
 
Luiz Humberto Gomes é biólogo e, como especialista em laboratório da ESALQ, acompanhou a visita e auxiliou nas análises químicas. Para Luiz Humberto, outro ponto a se destacar é a chance de despertar nesses alunos a noção de que a universidade pública é uma realidade possível para eles. “Tanto eu como todos os pesquisadores que ajudaram nessa atividade vieram de escola pública. É importante que a ESALQ desempenhe esse papel, passe a mensagem de que a USP não é uma realidade distante. Sabemos que o vestibular é concorrido, mas é uma oportunidade possível para quem estuda”.
 
A iniciativa e desenvolvimento desta prática pertence à equipe do Laboratório de Química Orgânica e Produtos Naturais,  composta por Felipe Gabriel Andrino, Simone Possedente Lira e Luiz Humberto Gomes contando ainda com a colaboração da Polícia Científica do Estado de São Paulo, por meio de seu perito Jeferson Wiliam Degaspari e alunos de Pós-graduação da Microbiologia Agrícola da ESALQ.
 
Interessados em participar do Profissões na ESALQ podem entrar em contato pelo e-mail profissoes.esalq@usp.br . Saiba mais em www.esalq.usp.br/acom/profissoes
 
Texto: Caio Albuquerque (16/09/2013)
 
Foto: Gerhard Waller (ESALQ/Acom)
17/09/2013
Alunos da Escola Prof. João Sampaio