Apresentação

O Departamento de Ciências Exatas, foi criado em 02/12/1998 pela Resolução 4615 de 12/11/1998, fruto da reforma departamental da Esalq, quando passou a abrigar funcionários docentes e não-docentes dos antigos Departamentos de Matemática e Estatística (LME), de Física e Meteorologia (LFM) e parte dos Departamento de Química (LQI). Em 2009 toda a área de Física e Meteorologia foi transferida para o Departamento de Engenharia de Biossistemas, ficando o LCE com as áreas de Química e Matemática e Estatística.

O atual corpo docente é constituído de 18 docentes: 5 titulares (2 professores sênior), 2 associados, 10 doutores e 1 docente temporário. Quatorze destes docentes atuam na área de Matemática e Estatística e quatro na  área de Química. Conta  também  com  o apoio de doze funcionários divididos entre as funções técnicas, de laboratório, acadêmica e administrativa.

A fim de que as atividades do Departamento de Ciências Exatas sejam desempenhadas com melhor eficiência, foram criadas quatro comissões assessoras do Conselho Departamental:

• Comissão de Ensino, direcionada a assuntos ligados aos cursos  de  graduação da Esalq;
  • Comissão de Pesquisa, voltada a programas de pesquisa e extensão;
  • Comissão de Administração, com o propósito de auxiliar o Departamento  no estudo e  elaboração de programas que visem a captação de recursos externos e o intercâmbio com instituições internacionais.
  • Comissão de Gestão, com o objetivo de propor ferramentas de gestão administrativa.

A missão geral do Departamento é elaborar e desenvolver programas de ensino, pesquisa e extensão, nas grandes áreas de Química, Matemática e Estatística em Agronomia, ministrando disciplinas de graduação, de pós-graduação e cursos de extensão universitária.

O organograma do LCE é apresentado abaixo:
Organograma do LCE

• Prof. Dr. Marcos Yassuo Kamogawa - (Chefe do LCE- 16-02-2022 a 15-02-2024)
  • Profa. Dra. Sônia Maria de Stefano Piedade - (Vice Chefe do LCE – 16-02-2022 a 15-02-2024)
  • Luciane Brajão - Secretária (16-02-2022 a 15-02-2024)

• Histórico

Estrutura

• Espaço físico: O LCE ocupa áreas em dois prédios distintos da ESALQ: a área de Matemática e Estatística ocupa duas alas (uma no primeiro piso e outra no terceiro piso) no prédio da Engenharia e a área de Química ocupa uma ala do Pavilhão de Química;
  • Salas de aula: O LCE conta com duas salas de aulas no Pavilhão de Engenharia e três salas de aula e um anfiteatro no Pavilhão da Química;
  • Laboratórios de informática: O LCE tem três laboratórios de informática, no Pavilhão de Engenharia, para fins didáticos e de pesquisa, que contam com:
    • a) LAB A: 21 micros;
    • b) LAB B: 16 micros;
    • c) LAE (Laboratório de Análises Estatísticas): quatro micros;
    • Conta com recursos de video-conferência.
    • O sistema de rede está conectado à Internet.
  • Laboratórios de química: O LCE conta com quatro laboratórios de análises químicas e um laboratório para aulas práticas, no Pavilhão da Química. Os laboratórios têm equipamentos de espectroscopia ótica e molecular, de separação para líquidos, testes de biotoxicidade e aparatos diversos para análises agroambientais;
  • Salas de estudo: A área de Matemática e Estatística possui uma sala de estudo com seis micros e diversas impressoras, para os alunos do PPGA.EEA, no prédio da Engenharia;
  • Casa de vegetação: A área de Química tem duas estufas;
  • Áreas de convivência e de alimentação: O LCE tem duas copas (uma no primeiro piso e outra no terceiro piso) e uma sala de reuniões no prédio da Engenharia e uma copa e duas salas de reuniões no Pavilhão da Química.

Conselho do Departamento

Representantes do LCE em Comissões da ESALQ

Cultura e Extensão Universitária
Período de 08/03/2021 a 07/03/2023