Laboratório de Análises Químicas

+55 (19) 3429.4151
Fax:
+55 (19) 3429.4346
O que é o Laboratório de Análises Químicas?

O Laboratório de Análises Químicas é um setor do Departamento de Ciências Exatas (LCE) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ da Universidade de São Paulo (USP) criado a mais de 30 anos, com a finalidade de atender a demanda por serviços de apoio à comunidade acadêmica e à sociedade em geral no que se refere à utilização e à disseminação das técnicas de Análise química.

Para tanto, os laboratórios da área de química vem atendendo desde então as solicitações, tanto internas quanto externas à USP, no sentido de:
  • Prestar serviços na área de Corretivos de acidez do solo;
  • Prestar serviços na área de Fertilizantes minerais, orgânicos e organominerais;
  • Prestar serviços na área de Resíduos orgânicos: lodo de esgoto ou produto derivado, outros;
  • Desenvolver  protocolos de análise química: preparo de amostras, quantificação e interpretação dos resultados para o setor do agronegócio;
  • Promover ciclos de palestras e workshops;
  • Promover oportunidades de atividades de extensão a alunos de graduação e pós-graduação.

Áreas de Atuação

As principais áreas de conhecimento que compõe o núcleo de atuação do Laboratórios de química são:
  • Métodos espectroanalíticos aplicados a determinação de metais;
  • Métodos espectroanalíticos aplicados a determinação de não-metais;
  • Métodos de separação aplicados a determinação de espécies orgânicas;
  • Métodos aplicados a identificação e seleção microbiológica;
  • Métodos de análise química baseados em sistemas de análise em fluxo;
  • Métodos de preparo de amostras assistidos por radiação micro-ondas.
  • Outros.

Os trabalhos desenvolvidos são realizados sob a responsabilidade dos Professores do Departamento de Ciências Exatas e com a participação dos técnicos do departamento e alunos do Programa de Pós-Graduação e graduação.

O gerenciamento dos serviços prestados conta com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ)