Profa. Denise Britz do Nascimento Silva visita o LCE

No dia 17 de outubro de 2013, o LCE recebeu a visita da Professora Denise Britz do Nascimento Silva, Coordenadora Geral Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, proferindo o seminário intitulado "Métodos de Estimação em Pequenas Áreas e suas Aplicações" para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agronômica e Docentes do LCE.

Resumo do Seminário:

Os Institutos Nacionais de Estatística enfrentam o desafio de produzir informações abrangentes, precisas e confiáveis sob constantes restrições financeiras e de tempo. A pressão para reduzir os tamanhos de amostra e o ônus dos entrevistados torna necessário o desenvolvimento de métodos para produzir estatísticas utilizando-se uma combinação de fontes de dados. Os procedimentos de estimação em pequenas áreas abrangem vários métodos estatísticos utilizados para obter estimativas para áreas geográficas ou domínios de estudo nos quais os tamanhos de amostra são demasiado pequenos para fornecer estimativas diretas confiáveis. Neste seminário será apresentada uma introdução aos métodos estatísticos de estimação em pequenas áreas e exemplos de sua aplicação para produção de informações econômicas e sociais.

22/10/2013
Profa. Denise Britz do Nascimento Silva