LCE sedia o I Workshop on Experimental Statistics

O I Workshop on Experimental Statistics e o IV Encontro dos Alunos do PPG em Estatística e Experimentação Agronômica serão realizados na cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo, durante os dias 07 a 11 de setembro de 2014, em comemoração aos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) (PPGEEA) e 50 anos de Pós-Graduação da ESALQ. A organização do evento está a cargo do Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo (LCE/ESALQ/USP).

Objetivos

É cada vez maior o número de pesquisadores interessados nos métodos estatísticos em experimentação agronômica.  A realização do I Workshop on Experimental Statistics e o IV Encontro dos Alunos do PPG em Estatística e Experimentação Agronômica têm por objetivo reunir pesquisadores que trabalham com os aspectos matemáticos e estatísticos das pesquisas desenvolvidas em Agronomia, Biologia, Economia, Ecologia, Ciências Florestais, Genética, Zootecnia e áreas afins. Ao mesmo tempo, pretende-se discutir formas de se ampliar o acesso ao conhecimento estatístico, promovendo-se intercâmbios multidisciplinares e discutindo-se, inclusive, o processo de ensino-aprendizagem das técnicas estatísticas e de análises de dados.

Os eventos têm como objetivos específicos:

i. congregar professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação do Brasil e do exterior e demais profissionais das áreas de Estatística, Estatística Aplicada e Experimentação;

ii. incentivar a troca de experiências, a discussão de resultados obtidos em pesquisas e a discussão de temas atuais;

iii.  divulgar novas metodologias, técnicas e softwares estatísticos;

iv. oferecer curso sobre novos temas da Estatística, Estatística Aplicada, Experimentação e Biometria;

v. discutir temas de interesse da pós-graduação brasileira nas áreas de Estatística, Experimentação Agronômica e Biometria.

Para atingir, plenamente, os objetivos foram convidados pesquisadores do Brasil e do Exterior reconhecidos pela contribuição científica em temas de interesse, além de estar sendo feita ampla divulgação dos eventos no País e no exterior. O programa científico terá como tema principal “Estatística Experimental” e contemplará nove conferências, três sessões temáticas, um tutorial, três sessões de comunicações orais e duas sessões de pôsteres. A programação foi planejada envolvendo temas atuais em planejamento de experimentos, métodos quantitativos em melhoramento animal e vegetal, modelos mistos, análise de grandes conjuntos de dados (“big data analysis”) propiciando debates sobre o avanço da pesquisa no Brasil.

Público alvo

Docentes, pesquisadores, profissionais, alunos de graduação e de pós-graduação que desenvolvem metodologias estatísticas e/ou utilizam Estatística Experimental, Estatística Aplicada e Biometria no desenvolvimento de suas atividades.
28/05/2014
Evento acontece de 07 a 11/09/2014