Departamento de Ciências Exatas recebeu Prefeito Barjas Negri

Aconteceu no dia 31/10/2012, a 137ª Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Ciências Exatas(LCE), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ). Na oportunidade, docentes do LCE receberam a visita do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.

Durante o encontro, foi discutido o mercado de trabalho para egressos dos cursos de estatística em Piracicaba e região. Com base nas palavras proferidas pelo prefeito da cidade, muitos pontos foram levantados com relação à necessidade da criação do curso de estatística na ESALQ. "Tendo em vista o pioneirismo e a tradição de quase 50 anos da escola em formar doutores e mestres em Estatística e Experimentação Agrícola e a abrangência deste mercado na região, a ESALQ tem condições de oferecer o curso de Estatística no vestibular da Fuvest para o calendário de 2014", comentou Carlos Tadeu dos Santos Dias, docente do LCE. "Precisamos de apoio técnico e político para recomendar a criação desse curso", completou Carlos Tadeu.

Desde a sua fundação, o Laboratório de Estatística do LCE tem trabalhado para a comunidade esalqueana assim como para toda a comunidade de Piracicaba e região e, durante a discussão, levantou-se o ponto que diz respeito ao fechamento de convênios do laboratório com o próprio Estado e empresas que precisam deste setor, ainda que este tipo de relacionamento encontre muita resistência.

Em outro momento, o prefeito ressaltou que utilizou muito da estatística para a administração da cidade em seus oito anos de gestão. Entretanto, lembrou ainda que não existe este cargo na prefeitura, o que torna a análise de dados uma atividade ainda sem aprofundamentos. "Provavelmente, na próxima gestão, será aberto concurso para criação deste setor dentro da prefeitura. Isso viabilizaria a criação do cargo de estatístico em outras prefeituras das demais cidades da região, já que o que acontece em Piracicaba é refletido região à fora".

Na ESALQ, segundo o professor Carlos Tadeu, docentes do LCE trabalham na formulação do projeto pedagógico do curso de graduação em Estatística. "Na sequência, essa proposta será submetida às instâncias maiores, tanto da ESALQ quanto da USP", finalizou Carlos Tadeu.

Texto: Lucas Jacinto 31/10/2012

Foto: Caio Albuquerque