Curso aborda modelos mistos

O Departamento de Ciências Exatas, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realizou, entre 9 e 11 de dezembro, Curso de Introdução a Modelos Mistos. A ferramenta utilizada foi o SAS, líder em business intelligence e aplicativos analíticos.  Na ocasião, alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais tiveram a oportunidade de aprimorarem conhecimentos sobre o uso do SAS Enterprise Guide para analisar modelos mistos lineares usando PROC MIXED. O SAS é um sistema integrado de aplicações para a análise de dados e suas soluções são usadas por diversos setores.

Segundo Michael Speed, professor de estatística na Texas A&M University que ministrou o curso, desde sua criação em 1976, o sistema SAS tem sido usado na agricultura, já que foi desenvolvido por estatísticos de institutos de agronomia norte-americanos. “Assim, até hoje desenvolvemos softwares especializados para a análise de experimentos agrícolas”. Convidado pelo professor Carlos Tadeu dos Santos Dias, chefe do LCE, Spped veio à ESALQ para apresentar os modelos mistos, nos quais existem efeitos fixos, tais como diferentes tipos de fertilizantes. “A ideia não é tirar conclusões apenas com base no ambiente onde o experimento está sendo realizado, pois é necessário entender a aplicabilidade do objeto estudado no âmbito do país todo. Assim, é necessário considerar a existência de efeitos aleatórios, e nossos modelos permitem sua compreensão, o que permite extrapolar as conclusões de experimentos locais para níveis mais abrangentes”, comenta Speed.

Segundo Carlos Tadeu, o objetivo da atividade é atender pesquisadores do programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agronômica, mas essa ferramenta atende interesses em diversas áreas. “Este curso traz um assunto de grande importância aos alunos que estão envolvidos em estudos de modelagem aplicando modelos mistos, uma técnica bastante utilizada nos últimos anos. Nossos alunos da pós e pós-doutorados estão sendo beneficiado com o conhecimento dessa ferramenta, que fornece uma análise rápida e confiável, com qualidade gráfica”.

A doutoranda Mirian Fernandes Carvalho Araujo conta que ainda está formulando seu projeto, mas a proposta formulada considerará o emprego de modelos mistos. “Assim que definir meu objeto de estudo, minha análise focará em efeitos fixos e aleatórios e na medida que trabalhamos com os dois aspectos aumenta a dificuldade em obtermos conclusões mais seguras. Com esse recurso estou conhecendo um sistema que facilitará essa análise”.

F. Michael Speed – É professor de estatística na Texas A&M University. Ele é doutor em estatística (Texas A&M) e tem mestrado em matemática (St. Mary's University of San Antonio), além de ser diretor assistente na área de aplicações da tecnologia para o ensino na Faculdade de Ciências da Texas A&M. Ele recebeu o prêmio College AFS Teaching Award em 2001, bem como o H.O. Hartley Award em 1999. Speed também tem artigos publicados nas revistas científicas Technometrics, American Statistician e Journal of the American Statistical Society. Ele atuou como editor associado da revista Communications in Statistics. Suas áreas de pesquisa atuais incluem análise de dados de colheitas e fluxo de entrada de água doce na bacia de Galveston Bay, assim como o delineamento de experimentos de baixo custo para a análise de dados sobre as emissões de gases de escape(Fonte: http://support.sas.com/).

Texto: Caio Albuquerque, apoio Débora Andrade Pereira (10/12/2013)

02/01/2014
Professor F. Michael Speed